Complexo administrativo e comercial da Coopervap fica situado bem no centro de Paracatu ( foto Guilherme Viana)

Neste dia 20 de julho, a Coopervap – Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu completa 57 anos de fundação. Em entrevista ao gestor de marketing da Cooperativa, o presidente Valdir Oliveira reconheceu o trabalho dos ex-presidentes, vices, conselheiros, cooperados e fundadores e lembrou que todos deram uma grande parcela de contribuição para Paracatu e região. “Estamos completando 57 anos, gostaria de relembrar todos os ex-presidentes que aqui passaram e deram sua contribuição, bem como seus respectivos cooperados e fundadores dessa cooperativa. Quero reconhecer o quão importante foram suas colaborações para a cidade de Paracatu e todo o Noroeste Mineiro em relação a produção rural. A Coopervap tem uma importante e significativa relação com a produção, pois, possui uma característica diferente de quase todas as regiões do Brasil, é formada, principalmente, por pequenos produtores. Por isso, queremos agradecer a todos que ofereceram sua parcela de contribuição ao longo dessas mais de cinco décadas”, declarou Valdir. O presidente lembrou também a importância dos clientes e dos colaboradores no processo de transformação da Coopervap. “Não podemos esquecer dos nossos clientes paracatuenses e das cidades vizinhas, que apostaram na Coopervap e a transformaram em uma grande empresa. Hoje, é um momento de agradecer a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a cooperativa estar sólida. A pandemia nos mostrou o grande esforço de nossos colaboradores que encararam, com coragem e determinação, esse momento desafiador.

PANDEMIA
Valdir Oliveira ressaltou as ações da Cooperativa em tempos de pandemia e afirmou que os resultados seguem sólidos. “A Coopervap aplica todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde em sua rotina. Nosso resultado segue positivo, dessa forma, contribuímos com a sociedade nesse momento de dificuldade, resultando numa soma de trabalho de muitas pessoas e, reconhecendo o esforço e contribuição de cada uma. Queremos que continue esse espírito de solidariedade, compreensão e, sobretudo, preservação da vida”, disse.

PÓS PANDEMIA
Valdir acredita também em amplas mudanças pós pandemia. “Os grandes historiadores, pensadores e economistas da humanidade já diziam que para existir crescimento e mudanças de rumo da humanidade é necessário uma crise. Muitas pessoas tiveram que se adaptar, o momento pós pandemia será de amadurecimento e amplas mudanças. Sabemos que o mundo passa por um período bastante dinâmico e de modernização, sobretudo dos avanços dos meios de comunicação e da tecnologia, desde o advento da internet até as vendas online, então, no pós-crise, teremos outra revolução comercial no mundo, por isso é preciso estar preparado e se adaptar a essa nova realidade. Sabemos que a população mundial já ultrapassou as 7 bilhões de pessoas, e quase a metade delas estão na Índia e China, e o Brasil é um dos que mais contribuem nesse momento como um grande, e talvez maior, produtor de alimentos para exportação no mundo. Após essa crise, vamos entrar em uma nova fase e o nosso país pode se adaptar sem muitas dificuldades. Não podemos perder essa oportunidade, sabemos do efeito negativo, no entanto, nos revelou o quanto somos solidários. É um momento de reflexão para que o ser humano perceba a importância de ser um elemento facilitador na vida do próximo, deixando de lado os valores materiais e acrescentar nosso lado transcendental e espiritual”, declarou o presidente da Coopervap.

PREÇO DO LEITE
No mês em que completa 57 anos a Coopervap anunciou o maior aumento no preço do leite de sua história. É uma ótima notícia para os associados em tempos de crise na saúde pública. “A diminuição da oferta fez os preços subirem de forma significativa, talvez um dos melhores preços da história, pois neste mês de julho tivemos condições de realizar um aumento, nunca antes feito na história de nossa cooperativa, de 85 centavos. Isso demonstra que o produtor de leite, que há anos possui dificuldades de pagar seus custos de produção, agora tem a possibilidade de ganhar mais. A produção de leite é uma ação de grandes custos, bastante difícil para o pequeno produtor, principalmente pela falta de mão de obra. Esperamos que essa melhora no preço pago ao produtor continue por mais tempo”, concluiu.

MISSÃO
Ao falar da grande missão que tem ao lado do vice-presidente e demais diretores, Valdir reafirmou seu compromisso com a Cooperativa. “Nosso objetivo na cooperativa, desprovido de quaisquer vaidades pessoais, é facilitar a vida do próximo com seriedade e compromisso, bem como a existência da cooperativa, a sobrevivência do produtor e sempre se ocupar em fazer gestão desse nosso grande negócio. Sabemos da importância da Coopervap para o homem do campo, por isso continuamos a preparar essa empresa para ser o instrumento principal de sobrevivência do pequeno produtor.

MAIS 57 ANOS
Igualmente compromissado com a Coopervap, o vice- presidente Altino José também reconheceu o trabalho dos ex-diretores e falou da honra em dirigir a Cooperativa de
Paracatu e do desejo que ela prospere por mais 57 anos. “É uma honra estar aqui nesse momento, como vice-presidente da Coopervap, uma importante empresa para Paracatu e região. Reconhecemos o trabalho de todas as diretorias passadas que, com muito trabalho, permitiu a Coopervap alcançar seus 57 anos de fundação tão bem estruturada e forte. Temos o compromisso de continuar esse trabalho, mesmo em pleno período de pandemia, pois, com todos os cuidados e recomendações para proteção de todos, graças a Deus, estamos enfrentando bem, sem problemas sérios e no caminho certo. O  agronegócio, ao qual a cooperativa está inserida, não tem sofrido tanto quanto os outros setores da economia, os resultados têm sido satisfatórios, nossos trabalhos com o planejamento também têm evoluído. Estamos focados em ter uma administração profissional e transparente, melhorando os processos de forma geral, bem como o atendimento, o crescimento dos negócios, reestruturando e modernizando a empresa para que possamos enfrentar bem os momentos difíceis como o qual estamos passando.E, no futuro, cresceremos ainda mais, nosso desafio é continuar preparando a empresa para gerar mais empregos, renda para os cooperados e município com muito trabalho, profissionalismo, transparência e foco em modernizar e prepará-la para mais 57 anos, com certeza”,
declarou Altino.

 

Matéria do Jornal Visão Regional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui