Um temporal causou uma série de alagamentos pela cidade de Petrópolis, na tarde desta quarta-feira, transformando várias ruas da cidade da Região Serrana em verdadeiros córregos. Entre registros de carros sendo arrastados pela correnteza e pessoas ilhadas sendo resgatadas em barcos pelo Corpo de Bombeiros, uma atitude inusitada e perigosa de dois homens conseguiu chamar ainda mais atenção dos moradores — um homem resolveu vestir sua roupa de surfista, colocar a prancha debaixo do braço e sair pela cidade alagada amarrado na moto de um colega. Resultado: a dupla foi filmada pelas ruas da cidade histórica caindo por todos os lados.

— Eu estava na minha varanda, quando a rua começou a encher muito. Foi quando vi uma moto chegando, com o surfista na garupa. Ele estava com roupa de neoprene, prancha debaixo do braço e tudo que tem direito. Eu não acreditei no que eu estava vendo — conta Vítor de Paiva, de 27 anos. Morador da Rua Saldanha Marinho, ele foi um dos primeiros a notar a iniciativa inesperada dos dois homens.

Vítor conta que o homem ainda verificou o nível da água antes de se arriscar a sair por aí se esborrachando.

— Ele começou a analisar como tava o nível da água e, logo em seguida, amarrou a prancha na moto e saiu fazendo as piruetas dele com a prancha, para lá e para cá. Até cair. E, pelo que tenho recebido de amigos, e tenho visto na internet, ele tem caído por aí pela cidade. Parece uma modalidade nova, até! (risos) — diz.

No início da noite, o “surfista misterioso” revelou sua identidade: o paraquedista Rômulo Rocha. O próprio publicou um vídeo em seu canal no Youtube, onde documentou tudo. E alertou: “Não tentem fazer isso, pois é muito perigoso”.

— Vou aproveitar o descaso da cidade e vou dar um rolé pelo melhor meio de transporte que tem para Petrópolis, partiu surfar! — disse na filmagem.

Pelas redes sociais, é claro, a reação dos internautas foi com muito bom humor. “Em Petrópolis os pedestres são como banhistas!”, comentou um usuário sobre o vídeo, brincando com as constantes enchentes que a cidade enfrenta. “Quem disse que em Petrópolis não tem praia?”, disse outro. “Como explico isso para alguém que não é de Petrópolis?”, perguntou mais um internauta.

Transtornos por toda a cidade

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, sofre com uma forte chuva que atinge o município na tarde desta quarta-feira. Há registro de diversas ruas alagadas em diferentes pontos, inclusive com carros sendo arrastados. Os bairros Bingen e Quitandinha estão entre os mais atingidos.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, divulgado às 17h50m, foram registradas 45 ocorrências por conta de uma pancada de 90 milímetros de chuva em menos de uma hora nesta tarde em Petrópolis: quase nove vezes mais que o esperado para o dia de hoje, de acordo com o órgão. Ao todo, até agora, foram 33 casos de deslizamentos de terra, em ruas como Veridiano Felix, na Estrada da Saudade, Alagoas, no Quitandinha, Carlos Frederico Keuper, na Mosela e Paulo Hervê no Bingen. Além disso, houve alagamentos em diversos pontos na cidade, como em ruas do Centro, Quitandinha, Valparaíso, Mosela e Bingen. Equipes do órgão estão nas ruas atendendo aos chamados.

Ainda de acordo com a nota, a Defesa Civil está em estado de atenção, por causa da previsão de mais chuva para as próximas e 55 agentes estão de prontidão para atender aos chamados dos moradores. Nas últimas 96 horas, o pluviômetro da Rua 24 de Maio registra 201.8 milímetros acumulados.

— É importante que os moradores que vivem em áreas de risco tenham atenção redobrada, já que chove na cidade desde o dia 2 de janeiro e o acumulado está alto — afirmou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.

Atenção redobrada na Serra

Ainda não há registro de ocorrências, como deslizamentos, por exemplo, em função do temporal na estrada que liga Petrópolis ao Rio. No entanto, a grande quantidade de chuva que cai na região desde os primeiros dias do ano exige que motoristas tenham atenção na Serra. Em nota, a Conser, concessionária que administra a via, recomenda prudência redobrada.

Continua após publicidadeAlerta do Inmet para todo o estado

O Instituto Nacional de Meterologista (Inmet) emitiu alerta laranja, situação meteorológica perigosa, para o Estado do Rio por conta do volume de chuva previsto para o dia de hoje. O alerta laranja é classificado como alto risco, onde a população deve se preparar “para tomar uma ação de emergência se necessário”:

“Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autotidades”, explica o site do Inmet.

Matéria do site EXTRA GLOBO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui