Denuncia que nos chega da conta de que as ambulâncias do hospital municipal estão sucateadas.

Fomos averiguar a denuncia e descobrimos o seguinte:

Hoje, o hospital municipal de Paracatu conta com 06 (seis)  veículos tipo ambulância e 2 veículos tipo passeio, só conta com duas para atender toda a demanda do hospital.

OS veículos (ambulâncias) são:

  • 2 ambulâncias Peugeot partner
  • 1 ambulância Fiat Doblô
  • 2 ambulância Citroen jumper – UTI
  • 1 ambulância Iveco Daily 2017 – UTI
  • 1 Doblô 7 lugares 2017
  • 1 Palio wekend 2011
Continua Após publicidade

No ano passado todas as UTI tiveram problemas de motor, chegando a ficar meses na oficina e inclusive em alguns casos, retornaram para refazer o serviço ou algum outro problema.

Hoje a ambulância (Iveco) e as duas (jumper) estão na oficina com problemas de motor. A ambulância UTI (Iveco) desde meados de novembro/2019 está numa oficina em Patos de Minas com motor quebrado.

 

As ambulâncias uma partner e uma Doblô que deu perda total, após colidir com duas vacas, perto da cidade de Felixlândia, estão em uma oficina localizada no bairro paracatuzinho ( fotos abaixo).

Esses veículos são usados para o transporte de vidas, e hoje esses carros não são tão confiáveis pela alta quilometragem, tempo de uso ou por falta de conforto.

As duas ambulâncias jumpers, a Doblô  e o Fiat Palio por exemplo estão com seus sistemas de ar-condicionado quebrados.

Todos os carros viajam para onde for preciso, mas e desumano a situação para viagens nestes veículos principalmente no período diurno, quando saem para cidades de longa distância com pacientes de UTI e sem ar-condicionado para o paciente e a equipe.
O interessante e até drástico nisso tudo é que todos essa veículos tem seguros e não entendemos o por que da demora em acionar o seguro e repor esses veículos ao hospital.
Será por causa que o aluguel de Ambulâncias de um certa empresa é mais rentável e a quem é rentável tais alugueis.

Dinheiro o governo municipal tem a disposição.

Não pode e não tem como esquecer que foi votado e aprovado pela Câmara de Vereadores uma suplementação que atinge hoje 98 milhões pra serem usados como o prefeito quiser.
Por que em vez de usar 7 milhões destinados a secretaria do governo pra reforma de um prédio que vão abandonar em breve, mudando pra nova sede no paracatuzinho, não usa esse montante pra consertar e adquirir nova ambulâncias???

 

Continua Após publicidade

Em conversa com  os responsáveis Sr. Dirley (coordenador de ambulância) e Sr. Magalhães (responsável pela frota da Saúde) os mesmos disseram que realmente hoje tem a disposição somente duas ambulâncias em condições de uso no hospital e que a ambulância UTI que esta em Patos de Minas pra conserto,  a dificuldade e a demora está em achar o cabeçote pra mesma, que mesmo nas autorizadas da marca tal item só sobre encomenda.
Relataram também que as duas ambulâncias que estão na oficina do bairro Paracatuzinho, uma já não pertence mais a secretaria de saúde e sim a seguradora que já efetuou o pagamento do seguro da mesma o e já está sendo comprada outra pra substituir a que foi dado baixa.
O Sr. Dirley explicou que nenhuma pessoa (paciente) deixou de ser atendido por causa do número pequeno de ambulâncias e que quando se faz necessário recorrem ao aluguel de ambulâncias particulares.

O Sr. Magalhães disse que no mais tardar ate o dia 10 do próximo mês, o hospital está com cinco ambulâncias a disposição, sendo duas novas e três em perfeito estado de funcionamento, para atender a população de Paracatu.
Vamos aguardar.

 

Por Ricardo Soares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui