Embora se ventila uma série de nomes de pré-candidatos, Paracatu possui um quadro completamente indefinido em relação às futuras candidaturas para a disputa da cadeira de Olavo Condé. O próprio grupo situacionista é uma prova disso, o prefeito Condé, que não pode se candidatar por já estar em seu segundo mandato, afirma que terá um nome para sucedê-lo, mas ainda não definiu que nome será este. Lá, os nomes que despontam até o momento são o da secretária de Governo e sobrinha de Olavo, Francy-Helle Condé, do secretário de Assuntos Jurídicos Rosângelo Pereira, e do médico José Altino, ex-vice-prefeito.
OPOSIÇÃO
OPOSIÇÃO
Se no grupo da situação o nome que os representará está indefinido, do outro lado o quadro é oposto,
tendo em vista que muitos nomes estão sendo colocados. Sem uma sinalização de união com vistas
à polarização, o que geralmente beneficia os oposicionistas, a oposição está facilitando o caminho do atual prefeito. Em conversa com algumas lideranças, estes afirmaram à nossa reportagem que embora as articulações de bastidores estejam quentíssimas, é
provável que somente na oposição se confirme pelo menos três candidaturas a prefeito, isto se não surgir nenhum fato novo.
PRÉ-CANDIDATOS

O jornalista Geraldo Junior é presença constante nas redes sociais e embora ainda não tenha oficializado já afirmou que é pré-candidato a prefeito pelo PSL, tendo como principais companheiros de partido o doutor Bebeto, Bida e Laydson Borges. Ele afirma
que Paracatu tem uma das maiores arrecadações do Estado e que, portanto, a comunidade merece mais benefícios.

Igor Santos, um jovem de 23 anos, que por sua habilidade política foi inclusive manchete da edição de março do Jornal Visão Regional, também já confirmou sua pré-candidatura e vem trabalhando nas redes sociais e nas ruas buscando apoio para viabilizar sua candidatura.

Quem também está nos bastidores negociando uma pré-candidatura a prefeito é o promotor aposentado doutor Paulo Campos. Ele está filiado no PSB, partido do presidente da Câmara Wilson Martins, e já participou de diversas reuniões políticas em Paracatu.

Gaspar Chaveiro, atuante nas redes sociais, é outro pré-candidato e lidera as enquetes por ter uma postura firme em relação a todos os desmandos que aparecem à sua frente.

Em pré-campanha está também o atual vice–prefeito, Adelson Cunha, que tem conversado com algumas lideranças, mas conta principalmente com o apoio do ex-prefeito Vasquinho.

No campo feminino quem apresentou seu nome como pré-candidata
foi a professora e ativista Lara Luisa, que começou a aparecer nas pesquisas de opinião. Ela tem como principais bandeiras a defesa dos negros e o empoderamento feminino, bem como a cultura em geral.

Vera Lemos, que enfrentou o atual prefeito na última eleição municipal e há dois anos foi candidata a deputada estadual, também já está em pré-campanha
Matéria do Jornal Visão Regional