TJDFT dá posse à 1ª desembargadora negra da história da Corte
Ricardo Soares
Com medalhas, condecorações e casos importantes norteando a carreira, Maria Ivatônia Barbosa dos Santos tomou posse nesta quinta-feira (12/12/2019) como desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A solenidade que graduou a juíza de direito substituta de 2º grau ao cargo foi realizada no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence, localizado no Fórum de Brasília, pelo presidente do tribunal, desembargador Romão Cícero de Oliveira.
A magistrada assume como desembargadora entrando, também, para a história do DF: em quase 60 anos, será a primeira desembargadora negra da Corte. Ela vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Marco Antonio da Silva Lemos. O magistrado se aposentou em 5 de novembro, e Maria Ivatônia Barbosa foi eleita, de forma unânime, em sessão do pleno do TJDFT, no dia 19 de novembro.
“Prometo cumprir e honrar meu papel como desembargadora”, afirmou Maria Ivatônia durante o juramento na cerimônia. Já o presidente do tribunal elogiou a desembargadora Maria Ivatônia, uma “pessoa muito querida”, disse.
Nascida em Arraias (TO), a magistrada ocupou o cargo de delegada da Polícia Civil de Goiás e ingressou na magistratura do DF em 7 de maio de 1993, como juíza de direito substituta. Em fevereiro de 1996, foi promovida a juíza de direito, e, em abril de 2014 tomou posse no cargo de juíza de direito substituta de 2º grau, que exercia até os dias atuais.
TJDFT dá posse à 1ª desembargadora negra da história da Corte