A vereadora Marli Ribeiro (PSC) se reuniu em Unaí, na tarde dessa segunda-feira (15), com o diretor geral do DEPEN MG-Rodrigo Machado; o diretor do Presídio de Paracatu- José Cláudio Pereira da Silva; o diretor Regional do DEPEN na 16ª RISP- Paulo Henrique Pereira e o vice-prefeito de Paracatu – Gabriel Ferrão . O encontro visou defender a assinatura do termo de parceria entre o Presídio de Paracatu e a Prefeitura para implantar Programas de prestação de serviços e aproveitamento da mão de obra dos indivíduos privados de liberdade (IPL’s) que se encontram ociosos na Unidade Prisional de Paracatu.
“Estamos na luta para garantir ressocialização através do trabalho em Paracatu. Precisamos garantir o uso do tempo ocioso de quem está preso. Isso é bom para a sociedade, representa economia e é uma oportunidade para quem deseja mudar de vida.” Ressaltou Marli Ribeiro.
Essa foi a segunda reunião da iniciativa conjunta que deverá se concretizar em breve. A vereadora Marli Ribeiro já protocolou e apresentou requerimento solicitando que a Prefeitura assine o termo de cooperação com o presídio local.
A direção do Presídio apresentou exemplos de trabalhos que são realizados com sucesso pelos presos nas Unidades Prisionais do Estado e que poderão ser implantados em Paracatu.
Um exemplo do que poderá ser implantando em Paracatu
O diretor da 16ª RISP, Paulo Henrique Pereira, destacou a título de exemplo, que poderia ser implantada no presídio de Paracatu uma fábrica de pré-moldados, que oportunizaria a produção de meios-fios, canaletas e manilhas para servirem às obras realizadas pela Prefeitura de Paracatu.
A iniciativa visa criação de parcerias com os setores público/privado e discute também a necessidade e os caminhos para a construção de uma nova unidade prisional em Paracatu.
Ricardo Soares