Verdades News

Governo lança Programa Vida Saudável voltado à pessoa idosa

O Ministério da Cidadania lança o programa Vida Saudável, que fará parte da modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que tem como objetivo melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos e evitar seu isolamento.

A expectativa é que as ações cheguem a até 460 municípios que terão que desenvolver atividades de capacitação profissional e entregar kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa.

Segundo o ministério, os kits reúnem, entre outros itens, cordas de ginástica, escadas de chão para treinamento funcional, jogos dominó, xadrez e dama.

De acordo com os avanços tecnológicos e a medicina, os idosos têm uma expectativa de vida cada vez maior, sendo necessário o desenvolvimento de políticas públicas para contemplar essa população.

Não apenas os cuidados com a saúde, mas também um incentivo a práticas coletivas, tais como esporte, dança, teatro e, inclusive, turismo. A terceira idade é cada vez mais ativa e exigente quanto a medidas para melhorar não apenas a qualidade de vida, mas também a sexualidade.

Em uma outra iniciativa dos órgão governamentais e da iniciativa privada, o Novembro Azul visa romper barreiras contra o preconceito masculino e tornar a consulta médica preventiva um hábito, medida essa que pode facilitar a descoberta e tratamento do câncer de próstata e também práticas recomendadas para eliminar impotência sexual e outras dificuldade comuns na terceira idade.

Aliás, impotência e desinteresse também afetam

mulheres em diferentes escalas e situações distintas. Medidas como coletividade, prática esportiva, dança, terapia e estimulante sexual feminino podem aflorar a sexualidade delas.

A implantação do programa Vida Saudável depende da iniciativa das prefeituras em aderir a proposta, e indicar o número de núcleos que pretendem implantar, o setor que ficará responsável pela coordenação do programa e disponibilizar profissionais de educação física responsáveis pelo desenvolvimento das atividades.

 

Fonte: Times Brasília

Exit mobile version