Aa autoridades federais dos EUA estão investigando se “criminosos” estão coordenando atividades violentas durante os protestos e analisando relatos de que “pedras e tijolos” foram deixados para atirar na polícia e em outras autoridades policiais, enquanto cidades em todo o país lutam contra o aumento da criminalidade. violência, disse um alto funcionário do Departamento de Justiça.
Fonte: Fox News*
Outro funcionário do Departamento de Justiça disse que os federais viram sinais de coordenação “muito organizada” de agitadores “profissionais”, alguns ligados à Antifa.
Essa pessoa acrescentou que as autoridades estão analisando “tendências” e a possibilidade de grupos extremistas estarem envolvidos na direção de atos violentos nos últimos dias.
Outro funcionário do Departamento de Justiça disse que as pistas estão sendo perseguidas e os casos estão sendo desenvolvidos – relacionados à Antifa e a outros grupos extremistas – por vários escritórios dos advogados dos EUA.
O funcionário se recusou a dar mais detalhes, porque esses casos e investigações estão em andamento.
Ele também descreveu como dois locais foram encontrados no Brooklyn e no Queens, onde tijolos pré-montados foram colocados e transportados para protestos. Shea disse que os canteiros de obras foram assaltados em Manhattan – onde se acredita que tijolos sejam levados.
Em Tampa, havia relatos de que membros da equipe de bombas encontraram morteiros em arbustos no centro da cidade, e tijolos e outros itens foram escondidos em latas de lixo para atirar em policiais.
Em Seattle, um vídeo divulgado on-line por um anarquista mostra que por volta da meia-noite, uma multidão de 100-150 agitadores quase brancos com guarda-chuvas começou a atirar garrafas na polícia.
E em Los Angeles, um grupo anarquista foi visto ficando frustrado com a mensagem pacífica dos Black Lives Matters e dos líderes de protesto. Eles estão especulando que os líderes do protesto, que se encontraram com o prefeito e o chefe de polícia ontem, são policiais.
Enquanto isso, o Departamento de Justiça está adiando o que chamou de “reportagem errônea”, acrescentou uma autoridade, dizendo que não retirou nenhuma acusação de tumulto. Em vez disso, essas acusações nunca foram feitas, disse a pessoa.
Pelo menos uma pessoa foi acusada de um crime federal – por invadir um banco e tentar assaltar o estabelecimento. E há mais oito acusações federais pendentes, principalmente pela destruição de propriedades, incluindo veículos federais de aplicação da lei e desfiguração de monumentos nacionais.
“Você recebe pessoas da comunidade protestando pacificamente, e o que aconteceu com George Floyd foi uma abominação e um crime, mas você tem saqueadores oportunistas que estão por aí, bandidos aproveitando a situação”, disse a autoridade.
“Vi muito pouco em grupos de extrema-direita, mas estamos olhando e isso pode estar por aí”.
Ben Evansky, da Fox News, Dan Springer e Peter Aitken contribuíram para este relatório.
*Tradução: Google (adaptado) Reprodução: BSB TIMES
Fonte: BSB Times