É incontestável que nossa cidade esta a mercê da própria sorte.
Ruas, praças e parquinhos públicos, totalmente abandonados e com o inicio do período da chuva um outro problema esta se tornando inevitável.
As arvores do perímetro urbano estão sem os devidos cuidados por parte de quem deveria.
Recentemente uma dessas arvores cai no centro da cidade, causando transtornos ao usuários da via e aos comerciantes locais, além, claro, de grande susto a todos. Graças a Deus não feriu ninguém, ficando só os danos e prejuízos a alguns. Veja fotos abaixo:
Outro problema que se arrasta a mais de ou menos sete meses é uma das palmeiras da praça situada na Igreja Matriz de nossa cidade.
Uma das palmeiras existente na praça e de grande porte, apresenta na parte inferior do seu tronco, uma grande parte em estado de sequidão. Ou seja a arvore esta com grande parte de seu tronco morto e seco. O que faz com que a palmeira perca sua resistência e pode vir a cair a qualquer momento. Veja fotos abaixo:
Fato esse agravado com as fortes chuvas com vento forte que estão se iniciando na cidade. Caso isso ocorra, vários imóveis ao redor da mesma serão atingidos e nem queremos imaginar a destruição que causará tal incidente.
Na data de 17 de maio de 2019, o Bispo Diocesano Dom Jorge Alves Bezerra oficiou a Secretaria de Meio ambiente de Paracatu solicitando providencias e alertando sobre o risco de queda da palmeira em questão.
No mesmo mês o Vereador Tio MIltim também fez requerimento sobre a referida Palmeira, alertando sobre o perigo iminente de queda da mesma.
Conversamos com alguns moradores e comerciantes vizinhos a palmeira e todos foram unanimes em dizer do seu temor de uma provável queda da mesma.
Veja abaixo entrevista com um comerciante ao lado da praça e veja seu temor em relação a essa e demais palmeiras.
Enquanto isso a Secretaria de meio ambiente omissa fica dando desculpas pro seu mau atendimento as reivindicações da população e ate mesmo das entidades e Vereadores de nosso município.
Em contato com um funcionário da Secretaria, o mesmo nos disse que sobre a situação da Palmeira a secretaria tereia enviado oficio ao IEF solicitando um Laudo sobre a referida palmeira e que estava esperando retorno, para entao acionar o corpo de bombeiros de cidade..
Retorno esse que esperam desde maio e não cobraram????
Fomos ate o Instituto ( IEF ) onde fomos recebidos pelo Direto Geral do órgão aqui em Paracatu Sr. Neivaldo Luiz Monteiro que nos relatou que o Órgão ate a data de nossa visita não tinha recebido nenhuma solicitação da Secretaria de Meio ambiente.
Veja senhores a que pés estamos! Nossa cidade tornou-se uma grande desordem e omissão pelos órgão públicos ligados a prefeitura.
Aproximadamente 7 meses se passaram e nada foi feito em relação a situação dessa e demais palmeiras da praça da igreja matriz, que tornou-se uma ameaça constante aos moradores ao redor das mesmas.
Prefeitura e secretarias inoperantes e quem paga por isso somos nos,população.
Por Ricardo Soares