Verdades News

Conselho Municipal da Mulher de Paracatu/MG se posiciona sobre atitude do Vereado Gilsomar do Projeto

O Conselho Municipal da Mulher de Paracatu MG, através de sua Presidente, Elisângela Mesquita, na data de hoje (12-11-19)  e na sua pagina oficial do Facebook emitiu Nota de Repudio as atitudes do Vereador Gilsomar do Projeto ocorrido em 08/11/2019, no município de João Pinheiro/MG e que acabou culminando com sua prisão em flagrante.

Segue na integra a nota:

”  NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paracatu, vem a público manifestar absoluto repúdio ao injustificável episódio de agressão com tentativa explicita, de feminicídio e abuso de autoridade (pelo menos é que se pode ser constatado até o momento) que culminaram na prisão de representante da Casa Legislativa de Paracatu, caso ocorrido em 08/11/2019, no município de João Pinheiro/MG .

Sabemos que o Brasil é o 5º pais do mundo que mais mata violentamente suas mulheres, que mesmo após a queda no número de homicídios em 2018 os feminicídios, crimes nos quais as mulheres são mortas por violência de gênero ou por violência doméstica, continuam subindo e Minas Gerais é quem mais pesa as estatísticas, liderando essa matança com mais de 150 mulheres assassinadas em solo mineiro, só no ano passado.

Atualmente o Código Penal Brasileiro estipula pena de 12 a 30 anos para quem atenta contra a vida de mulheres. Esse tempo pode ser elevado em até 50% se o crime for cometido contra a vítima menor de 14 anos, maior de 60 anos ou com deficiência, se ela estiver grávida ou nos três primeiros meses após o parto, ou estiver na presença dos filhos, no caso supracitado, conforme publicado em meios de comunicação a mulher está grávida, o que mostra ainda mais a perversidade da intenção do ato.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher assim como outros movimentos feministas reivindica, ao longo de seus mais de 20 anos de história, que os crimes cometidos contra as mulheres sejam punidos como ato extremo de violência motivados pela questão de gênero.

Mencionamos que um dos avanços da Lei Maria da Penha foi a instituição de uma rede de proteção à mulher, entretanto, esse rede não é suficiente, só em nosso estado, são 853 municípios e as delegacias da mulher e serviços especializados só estão em menos de 10% destes e o Noroeste de Minas hoje não tem esse privilegio, infelizmente
.
E é por entender que um vereador enquanto agente politico, eleito em sua função graças à credibilidade de muitos na comunidade que tem não só por ética e moral, mas por obrigatoriedade representar os interesses da população perante o poder público e cientes que a população atualmente é predominantemente constituída por mulheres, se torna inadmissível o silencio deste conselho, diante o fato.

É relevante lembrar que o mesmo vereador, foi alvo de denuncias em meados de 2017, por parte de sua companheira na época, inclusive com
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER
encaminhamento ao Ministério Publico com pedido de investigação e outras providências por parte deste colegiado, que muito se orgulha em representar as mulheres de nossa cidade.

Aproveitando o ensejo ressaltamos que se aproximam as ações deste conselho alusivas aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, uma campanha internacionalmente concebida para tratamos dessa mazela que ainda assola a sociedade. Por isso findamos nosso repúdio clamando por ajuda, é preciso unir esforços, é preciso educar, para erradicar todas as formas de violências contra as mulheres, é preciso que vocês nos deem as mãos e caminhem conosco, é preciso que os órgãos competentes busquem alternativas para ampliação da rede de proteção, tanto para evitarmos a violação de nossos direitos, assim como para protegermos àquelas que já foram vitimas da triste estatística que é a violência contra a mulher, e é preciso que seja rápido, enquanto ainda temos tempo… POR NÓS, POR ELAS E PELAS OUTRAS.

Paracatu, 12 de novembro de 2019

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher  ”

Relembrando o Fato:

Vereador Gilsomar

Na data de 08/11/2019 ( ultima sexta feira ), no município de João Pinheiro/MG, O Vereador de Paracatu/MG chegou em sua residencia e apos pular o portão da casa que se encontrava fechada e de posse de uma faca agrediu sua esposa e tentou agredir sogro.
Temendo por sua segurança as vitimas refugiaram-se na casa de um parente ( irmão da esposa ) sendo que novamente o agressor ( Gilsomar ) compareceu nesse imóvel e apos derrubar o portão e armado de uma faca invadiu o local, tendo o irmao da vitima pedido ao mesmo para parar e apos ser atacado por ele, reagiu o acertando com uma paulada.
O Autor acabou preso pela PM da cidade de João Pinheiro pós metros do local e com um ferimento na cabeça, sendo prontamente socorrido ao hospital onde apos urinar no chão da sala de emergência, recusou-se a receber atendimento medico, tentando sair e ir em busca de sua esposa (vitima) proferindo palavras de que iria mata-la, sendo impedido pelos policiais, tendo ele reagido com socos e chutes, sendo preciso que os policiais, usassem de força física pra dete-lo, tendo o mesmo chutado o celular de um dos policiais que veio a causar danos no aparelho. Após detido e devidamente algemado o autor, ja na delegacia ainda proferiu ameaças ao Sargento, dizendo o mesmo era Vereador, que tinha influencia na mídia , na politica e que que os eleitores dele seriam todos da “correria ” da “bandidagem” e que seria fácil pegar o sargento e mata-lo. E em ato continuo ainda bateu com a cabeça varias vezes na parede atuo lesionando-se e que aquilo seria pra incriminar os policiais responsáveis por sua prisão.
Levado então a delegacia de Policia e imediatamente removido a delegacia de Paracatu o autor foi autuado em flagrante e no fim do dia de sábado apos pagar fiança de dez mil reais foi posto em liberdade.

Por Ricardo Soares

Exit mobile version