Na data dessa ultima terça feira ( 20-01-2020) recebemos denuncia de que uma ponte molhada, construída pela prefeitura de Paracatu/MG, na área rural conhecida como Palmital, situada aproximadamente 65 km da cidade, próxima a divisa de estado com Goias, estaria com sérios problemas na sua estrutura.
Deslocamos ate o local e constatamos ser verídica a denuncia.
Como você podem ver nas fotos abaixo a ponte apresenta uma grande rachadura no seu lado direito, tendo como sentido de direção cidade/área rural e também uma erosão do seu lado esquerdo, próxima a cabeceira da ponte, no mesmo sentido de direção anterior.
Conversamos com alguns moradores que demonstraram insatisfação com a prefeitura, visto que eles já fizeram vários contatos com a mesma, solicitando o conserto da referida ponte e ate a data dessa reportagem não tinham sido atendidos.
A cabeceira da ponte do lado da área rural ainda tendo como sentido de direção cidade/zona rural, teve um afundamento, sendo preciso que a própria população tentassem arrumar jogando pedras e terra no local, facilitando assim a passagem dos veículos.
Foto abaixo
Existe ainda uma outra rachadura de menor porte que inicia de um lado da ponte e segue ate sua lateral oposta.
Conseguimos ainda gravar entrevista com um dos moradores que prefere não ser identificado, onde ele nos fala sobre a ponte e as ponderações feita na época de sua construção, sendo que eles avisaram aos construtores que o riacho ali quando chovia era muito forte e enchia muito e que tal ponte seria danificada caso fosse feita daquela forma.
Veja vídeo da entrevista abaixo:
Continua após publicidade.
Fica aqui nossos questionamentos:
– Qual o valor gasto nessa obra?
Qual e que tipo de material foi usado na confecção da ponte?
– Houve licitação pra construção dessa ponte??
– Quem foi o engenheiro responsável pela obra?
– quantas pontes iguais a esta, esta ou já foi feita no município?
Por Ricardo Soares