Bombas de capitação de agua no Rio Preto.

Na última sexta feira, 30/01/2021, eu, Ricardo Soares (Verdades News), o Sargento Lopes (Noroeste In Foco) e o Prefeito em exercício, Igor Santos, juntamente com alguns vereadores da Câmara Municipal, participamos de uma apresentação do SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, na cidade Unaí-MG.

Coronel Oliveira explicando sobe o SAAE de Unaí.

No primeiro momento o Diretor Coronel Oliveira, nos recebeu na sede da unidade, desejou a todos boas vindas, logo em seguida realizou uma excelente apresentação sobre o Serviço de Abastecimento e Tratamento de Esgoto, SAAE, explanando desde a sua implantação, através da Lei Municipal nº 504/67, até os dias atuais, a sua duplicação de captação e tratamento. Nas demonstrações da estrutura dos serviços prestados, foi enfatizada a importância sócio econômica para o Município de Unaí, sempre veio atendendo a sua população de forma menos onerosa, mas sempre com autonomia, mesmo diante do desenvolvimento populacional da cidade, mesmo com o tratamento de 98% do esgoto, há 20 anos, o valor cobrado dos usuários é de 80% em relação ao consumo de água fornecida.
No segundo momento, fomos para uma visita a Estação de Capitação de agua, que fica abaixo da BR 251, no leito do Rio Preto, onde podemos visualizar as bombas de captação do sistema atual, que sejam as antigas, bem como aquelas que serão implantadas na nova captação da empresa HIGRA.

Novo sistemas de bombas ( amarelas) pra captação de agua no Rio Preto. Ao fundo as antigas bombas ainda em funcionamento.

Uma tecnologia moderna conhecida como Bombas Anfíbias. Um sistema que, além de versátil, pois trabalha tanto na superfície dos reservatórios, leitos dos rios quanto nas profundidades. Possui geradores próprios que suprem a falta de energia fornecida pela CEMIG.
Salientamos que, este sistema de captação é totalmente diferente do que estamos acostumados a ver, utilizados pela COPASA em todo o estado de Minas Gerais.
Por último, visitamos a ETA, Estação de Tratamento de Água, onde constatamos in loco a antiga estação, que trata e bombeia, atualmente em torno de 145 litros por segundos e a nova instalação que, atuará em conjunto, passando a tratar e bombear, cerca de 360 litros por segundo. Volume que atenderá a demanda dos próximos 50 anos.

O ETA ( Estação de Tratamento de Agua ) é totalmente automatizado,

Os investimentos previstos ao final do projeto de ampliação serão de R$: 16.000.000,00, (Dezesseis Milhões De Reais), recurso de reservas da própria SAAE, arrecadados nos últimos 10 anos. O SAAE arrecada atualmente por mês 2.200.000,00, (dois milhões e duzentos), seus custos com a logística, energia e pessoal, fica em torno de 1.500.000,00, (um milhão e meio).
Por fim, segue entrevista com nosso prefeito Igor Santos, onde ele ratifica seu compromisso de campanha, afirmando que, ou a COPASA se equipara a nível do SAAE de Unaí ou ela terá que sair de Paracatu.

 

Ricardo Soares ( Verdades News )
Sargento Lopes ( Noroeste in Foco)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui